Usos e Costumes

 

Na forma erudita, a melhor expressão para fixar o que representam usos e costumes de um povo é a palavra "consuetudinário", ou seja "o que se pratica repetidamente como um costume, usual, costumeiro, habitual, que se baseia nos hábitos de uma sociedade. Assim, muito importante conhecermos o processo histórico-cultural que leva uma comunidade a tomar dedeterminada atitude, e saber até onde esses hábitos influenciam a sociabilização, a identidade cultural e o processo de criatividade de um grupo.

Em verdade, o povo de cada região do mundo ou de um país ou estado sempre conserva seus hábitos, o modo de ser ou não ser, de fazer ou deixar de fazer alguma coisa. Cada um é feliz porque - de conformidade com os usos e costumes - sabe o que melhor lhe convém.

Wanderlino Arruda


Usos e costumes de algumas comunidades

 

- Mutirão para o cozimento de salgados e doces para festas religiosas e casamentos, ou então para bater uma laje, ou para realizar a colheita de um produto;

- O gosto de participar de festejos religiosos: receber a Folia de Reis em casa, oferecendo comida para todos os presentes, ou receber em casa a imagem da Santa Visitadora para rezar juntamente com os vizinhos, encontro sempre regado a um bom café;

- O modo de se expressar abreviadamente ou o linguajar diferenciado entre o povo de uma e de outra região, principalmente na prunúncia de determinados sons ou palavras.